Educação: Ou você tem, ou você não tem.


Meninas, hoje eu vim conversar com vocês sobre uma coisa muito simples: educação. 
Eu não costumo ser do tipo de pessoa sem noção, dessas que atrapalha os outros em locais públicos, que fala alto. Isso acontece em ocasiões tão esporádicas, mas tão esporádicas mesmo que me sinto no direito de reclamar e escrever esse post aqui.
Faço quatro viagens quase que diárias, passo mais de 5 horas por dia dentro de ônibus e carro e estou observando in loco – infelizmente – a falta de respeito e educação das pessoas e começando a odiar profundamente o celular...

Gente, não preciso dizer o quanto falar alto no celular incomoda as outras pessoas, pelo menos me incomoda bastante, principalmente quando se está tentando descansar ou ainda quando estamos quase dormindo e alguém, uma pessoa totalmente sem simancol, acredita que todas as outras pessoas ao seu redor estão interessadas em suas conversas ou ainda que amamos o mesmo gênero musical que elas.

Infelizmente cada vez mais pessoas adquirem celulares, mas com eles esquecem o bom senso e que estão em locais públicos que infelizmente não possibilitam fuga pra quem está incomodado (quem dera eu pudesse fugir de um carro em movimento) e acabam exagerando nos volumes: os de suas conversas e o das músicas que ouvem no celular.

Desde pequena fui ensinada a respeitar as pessoas, a observar antes de agir, a pedir desculpas, obrigado, por favor, e a mastigar de boca fechada... Meu intuito aqui não é o de fazer com que aprendam etiqueta, longe disso, mas sim despertar a nossa atenção pra uma coisa tão simples, que é o respeito e a educação, que são valiosos pra quem quer ter uma convivência, no mínimo, pacífica com as outras pessoas.

Se for conversar, prestem atenção com o ambiente e o tom de voz, por que muitas vezes nos distraímos e incomodamos os outros. Ao chegar num ambiente, tenha paciência antes de agir e acima de tudo, não faça com os outros aquilo que não quer que aconteça a você. Uma máxima antiga, mas que funciona perfeitamente bem.

Beijos e bom dia meninas!

Um comentário:

  1. Concordando em todos os aspectos. Fones de ouvidos facilitam a vida das pessoas, anotem! E se acharem que o interlocutor não conseguirá ouvir oq vc fala diga calmamente: não posso falar agora que está muito barulhento, ligo depois! Custa? Não mesmo! Povo doido e eu chata, dá certinho ehehh

    Bjs

    ResponderExcluir