Sobre blogs de moda e eu


Esses dias andei pensando seriamente sobre a influencia que alguns blogs de moda exercem sobre mim, e talvez sobre vocês também. Todas nós somos consumidoras de moda - pressupondo que vocês leem blogs de moda por que gostam e usam as tendências - mas será que estamos nos baseando nas referências corretas?

Outro dia estava passeando e fiquei toda feliz por descobrir que tinha sido inaugurada uma Bô-Bô  no shopping, passei lá pra olhar, ver qual era... Afinal, eu sempre babo em looks da marca que vejo em blogs por aí afora.
Tudo bem que eu sabia que a loja seria cara, mas eu estava disposta a pagar um pouco mais por uma peça que eu estava desejando desde que vi. Entendo que quando nos deparamos com uma marca cara pagamos pelo seu status, pela boa qualidade das peças, caimento (bom, isso já depende), mas será que essas peças valem tanto pra pessoas reais como eu?

Não sei vocês, mas eu ganho salário que não é dos maiores, e tenho que aprender a viver com ele... Não tenho pais ricos e apesar de ainda morar com a minha mãe, pago as minhas contas suadamente.

Mas então, o que eu andei pensando mesmo foi se o problema é meu ou das coisas que são/se tornaram  influência pra mim. Por que eu nunca fui muito ligada em moda, marca... Sempre andei como me sentia a vontade e até tinha a maior dificuldade para comprar roupas, justamente por que não gostava de ir às compras.


Eu hoje sou uma menina razoavelmente vaidosa, consumista e que adora ficar de olho nas novidades... E eu me pergunto, essa minha vontade doida de comprar alguma coisa - qualquer coisa - que eu vejo e acho interessante em uma loja é minha ou é induzida a mim pelo que eu leio e pelas pessoas do meu convívio? Os blogs de moda me ajudam a usar de forma mais consciente o que eu tenho ou me induzem ao consumo?

E essas compras, muitas vezes desnecessárias e feitas por impulso, todas elas tem utilidade ou são feitas por que tal e tal produto foram "jogados" pra cima de você e, de repente, você não podia viver sem aquilo?


Essas são perguntas que estão rondando minha mente, e vocês, o que tem a dizer sobre isso? Até que ponto o consumismo afeta vocês?

Beijos e vamos pensar sobre isso.

Fotos: Google Imagens.

UPDATE (vale a pena ler)


“A razão pela qual eu costumava amar blogs de moda tanto era porque eles eram independentes, era agradável e reconfortante ler sobre moda sem ter o desejo de correr para a loja para comprar alguma coisa, ler sobre moda sem ter que consumir alguma coisa. Moda não é somente a compra dos sapatos mais novos, não é sobre a compra de alguma coisa. E isto raramente encontramos na maioria das revistas.
Eu gostava de ler opiniões pessoais, ver projetos criativos, roupas do dia a dia de todas as partes do mundo, descobrir pechinchas novas, imagens maravilhosas captadas pela própria blogger ou sessões de fotos inspiradoras por fotógrafos famosos.
Mesmo que eu não possa esperar para me aconchegar atrás do meu laptop e ler os posts dos meus blogs favoritos.
Mas é uma decepção tão grande quando todos os blogs diários do mundo todo são a mesma coisa da cabeça aos pés: Zara (serve pra H&M, F.21 ou qualquer outra marca)  Ou que o mais novo ‘must have’ foi sugerido em 1000 blogs que receberam através de um e-mail enviado em massa por uma assessoria. Muitos dos blogs que eu tenho lido são muito parecidos. Algo que esmaga pensamentos idealistas e democráticos”. Por Ivania Carpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário